Split (Fragmentado)

Foto de Terenzi

 

Eu as vezes ainda me pergunto porque continuo assistindo aos filmes do Shyamalan...  Eu realmente deveria ter parado em a dama do lago que é tão ruim, mas TÃO RUIM que as vezes eu até acho bom. Lembro de uma crítica do Bennett aqui no joio para a dama do lago que era na verdade um bate papo dele com o Plague que era genial. Tempos de ouro do Joio.....

Voltando ao Split... Esse é provavelmente o melhor filme do Shyamalan desde Unbreakable. Isso não é uma grande vantagem já que ele só fez merda de lá pra cá. Entretanto é um filme bem interessante. Eu fiquei com a impressão que ele é um pouco menos pretencioso do que a maioria das coisas que ele faz e isso foi muito bom para o filme. 

A história é basicamente sobre um cara com múltiplas personalidades que sequestra umas garotas. As personalidades vão sendo mostradas a partir das interações dele com as garotas e nas consultas dele com a psiquiatra. A psiquiatra se acha uma espécie de Professor Xavier e acredita que as pessoas com disturbios mentais (em especial os que possuem multiplas personalidades) são uma espécie de X-man. 

O roteiro flerta um pouco com terror e suspense. Em alguns momentos você fica no aguardo de alguma coisa sobrenatural e em outros se convence que é um thriler policial mais típico. Para mim os principais problemas são que alguns personagens são muito mal aproveitados e o fato de que o Shyamalan cria umas side stories que depois ele não usa pra nada.

Obviamente no final do filme tem o famoso twist do Shyamalan! Pegadinha do Malandro! Há!!! Mas neste caso funcionou bem e até deu vontade de ver como isso pode se desenrolar. Eu queria falar sobre o que eu realmente gostei no filme mas se eu fizer isso eu vou soltar um puta spoiler (não é sobre putaria). No fim das contas acho que é um filme típico 6.5. Bom divertimento.

Comentários

Foto de Terenzi

Achei o Post épico do Bennett

http://www.joio.com.br/content/2006/09/tchibum-shyamalan-water

 

Foto de Livia

A unica coisa q eu gostei nesse filme foi o bruce willis...

Foto de Terenzi

Você está ficando igual o Graciotti :-(

Foto de agraciotti

20% do filme é legal, e 80% é...qualquer coisa.

O maior problema dele foi ter vindo logo depois de 10 Cloverfield Lane, q é uma obra-prima do gênero "mistério-cativeiro-com-final-surtado"

Foto de Terenzi

Cara... Eu odeio fazer isso mas tenho de concordar com você! Eu não havia percebido mas este filme é estruturalmente idêntico ao Cloverfield. Até o final é igual no conceito. Mas Cloverfield é melhor e MUITO mais surtado

Foto de Livia

como eu disse, se tirar o bruce willis, o filme fica bem ruim

Foto de agraciotti

que zoado ficou esse fórum

Foto de XIII

Bem fraquinho esse Split, mas o hype foi bom, andei pesquisando os filmes recentes do Night e o The Visit de 2015 que ele lançou quase que de forma independente é o melhor filme que ele já fez.

Pior que nunca tinha ouvido falar, uma grata surpresa. Sério, assistam, suspense/terror atmosférico com umas pitadas hilárias, nem mesmo os protagonistas desconhecidos atrapalham, pelo contrário são destaque. Se o Shyamalan morresse só com Six Sense e esse The Visit no currículo teria morrido bem.

Foto de Bennett

Pow, curti muito esse filme. Top 3 Shyamalan, junto com Sexto Sentido e Unbreakable.