Dunkirk

20 posts / 0 new
Último post
Terenzi
Foto de Terenzi
Dunkirk

https://youtu.be/HRdoR4Tihqc

E esse novo do Nolan heim? Estou com boa expectativa, apostaria que vai ser a melhor coisa lançada esse ano.

Livia
Foto de Livia

8,7 no IMDB

93% no RT

A critica tem sido unanime em dizer que é um dos melhores filmes da carreira do Nolan, mas ja vi muita gente dizer que o filme peca um pouco na falta de emoção. Não sei se isso é bom ou ruim. O próprio Nolan ja se defendeu disso a uns dias atrás.

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Ray J
Foto de Ray J

Rodolfo Castrezana, que odeia o Nolan, adorou o filme.

Marcelo Hassel, que também odeia o Nolan, disse que o filme tem duas coisas boas: é curto e deve ser tão bom porque até os atores passam o filme "assistindo" a história.

Enfim, continuo com as espectativas baixas de ver um filme com grandes valores de produção e aquele excesso de didatismo típico do Nolan.

Saudações
Ray Jackson

agraciotti
Foto de agraciotti

Eu to curioso, mas ainda com receios. Alguns criticos q admiro têm mil ressalvas pertinentes.

Ao menos, ao q parece, é o primeiro filme dele sem os diálogos expositivos idiotas q explicam algum twist pro espectador. Isso ja me anima.

EDIT: Porra Ray, postamos juntos e quase a memsa coisa haha

 

Livia
Foto de Livia

Eu gosto de algumas coisas que o nolan fez, mas não acho ele genial como muita gente acha. Amnésia eu achei genial. O Grande Truque também. dos 3 batmans só gostei do cavaleiro das trevas, e todo mundo sabe que o heath carregou o filme nas costas. Não gosto do A origem. A história simplesmente não me pegou. Interestelar é lindo, mas frio. Sei lá. Nolan é um excelente diretor visualmente falando, mas falta alguma coisa nos filmes dele pra deixar de serem filmes lindos e revolucionários, pra serem filmes que tocam a gente. Por exemplo, os dez minutos finals de Wiplash são melhores que tudo que o nolan já fez, e basicamente é um cara tocando bateria. Acho que falta feeling pro nolan.

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

agraciotti
Foto de agraciotti

Eu já acho q ele tinha q assumir essa "frieza" de vez (Kubrick e Hitchcock sempre foram diretores "frios", q nao sabiam - e nunca se interessaram - falar de amor ou temas "que tocam a gente", e fizeram filmes clássicos conscientes disso). Nolan escorrega muito nisso. Interstellar ia ser um classico moderno se nao inventasse de falar de amor; Assim como Inception seria um filme bem mais interessante sem o draminha pessoal familiar do protagonista e sem o didatismo todo.  Ele tinha q assumir a falta de sutileza e focar no q ele sabe fazer bem dentro dessa frieza (afinal, estamos falando de um cara q o momento emotivo mais impactante da carreira foi quando ele EXPLODIU a namorada do Batman). 

Mas entendo q ele virou um cara grande demais agora pra fazer outro Amnesia (ainda meu favorito), um filme que se contenta em apenas provocar o espectador, sem subtramas emocionais, sem didatismo. Mas hoje em dia ele tem esse status raríssimo de diretores que conseguem fazer filmes conceituais e "autorais" (termo controverso pra usar com ele, mas enfim) que ainda sao sucesso de crítica e público. E aí ele deve se render a pressão de fazer filmes grandiosos demais q tem q ser bem aceitos e, consequentemente, ter que "dumb down" a parada. 

Eu to adorando q os comentários negativos comuns desse Dunkirk falam justamente sobre a falta de desenvolvimento emocional dos personagens. E eu acho q ele finalmente se deu conta que é ruim nisso e, acertadamente, fez um filme mais frio mesmo....mais focado em setpieces, menos em personagens. To otimista com isso. Mas vamo ver...nao boto minha mão no fogo não, pq o Nolan é mestre em me decepcionar.

Terenzi
Foto de Terenzi

Eu sei lá mas o fato de ser um filme sobre uma história real me anima. O Nolan vai ter menos espaço para inventar e com isso não precisa ficar explicando tanto. Além do que histórias de guerra quando bem contadas e, especialmente, bem filmaras sempre geram belos filmes. Eu seria capaz de apostar que será o filme do ano enque ganhará mais que três Oscars. 

Ray J
Foto de Ray J

Terenzi wrote:

Eu sei lá mas o fato de ser um filme sobre uma história real me anima. O Nolan vai ter menos espaço para inventar e com isso não precisa ficar explicando tanto. Além do que histórias de guerra quando bem contadas e, especialmente, bem filmaras sempre geram belos filmes. Eu seria capaz de apostar que será o filme do ano enque ganhará mais que três Oscars. 

O problema é que na prática a batalha de Dunkirk não aconteceu. Historiadores divergens, mas os Alemães sabiam dos 300 mil soldados e segundo falam, um general, pensando em futuras alianças, deixou evacuarem a região alegando que "era humanitário". Era só matar o pessoal e 300 mil ingleses iam pra vala.

Já o filme deve focar no drama pessoal, do ponto de vista de quem não sabia que os Alemães DEIXARAM eles irem embora.

Saudações
Ray Jackson

Terenzi
Foto de Terenzi

Mas não me refiro ao tanto que a historia aconteceu exatamente como contada. Digo, é uma historia que já existe e baseada em um livro. Inclusive comprei ontem o livro e comecei a ler, o estilo é bem bacana e foi bom pra me fazer parar de pensar na cacetada que o galo tomou do Botafogo ontem.

Na verdade, eu acho bastante improvável que os alemães tenham deixado 300 mil ingleses vivos no meio da guerra por razões humanitárias. Talvez tenham subestimado a capacidade da inglaterra de resgata-los e por isso acharam desnecessário matar todo mundo. 

Livia
Foto de Livia

Enquanto isso o Marcelo Hessel deu 3 ovos pro filme e a galera tá se degladiando nos comentários

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

agraciotti
Foto de agraciotti

Livia wrote:

Enquanto isso o Marcelo Hessel deu 3 ovos pro filme e a galera tá se degladiando nos comentários

eu fico deprimido de ver os comentários do povo no Omelete. Parece um monte de criança ofendida. Todo mundo tem uma ideia muito errada do q é crítica.
E sempre acho q o Hessel escreve pra caralho e é claramente alguem q estudou cinema e crítica academicamente. Aliás, o unico por lá, na real. O Omelete nao merece ele.

Livia
Foto de Livia

agraciotti wrote:

Livia wrote:

Enquanto isso o Marcelo Hessel deu 3 ovos pro filme e a galera tá se degladiando nos comentários

eu fico deprimido de ver os comentários do povo no Omelete. Parece um monte de criança ofendida. Todo mundo tem uma ideia muito errada do q é crítica.
E sempre acho q o Hessel escreve pra caralho e é claramente alguem q estudou cinema e crítica academicamente. Aliás, o unico por lá, na real. O Omelete nao merece ele.

Eu acho ele um saco, não entendo uns 70% do que ele quer dizer, mas me irrita profundamente as pessoas agredindo ele verbalmente por acharem que a nota não corresponde a qualidade do filme. Pessoas essas que nem assistiram o filme ainda.

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Terenzi
Foto de Terenzi

Eu me divirto muito mais lendo os comentários do as críticas. Vale o mesmo para as reportagens da globo.com O pessoal é muito louco e cheio de razão. Tava lendo a crítica de Dunkirk feita pelo Sadovski e me deparei com este comentário:

"Estou curioso e pretendo assistir ao filme. Aliás, salvo melhor juízo, um filme de 1958 teve como pano de fundo a retirada de "Dunquerque" e o tema não foi explorado, seja porque os EUA não são personagens ou porque, na verdade, foi uma derrota militar para os aliados, encurralados pela máquina de guerra alemã que, simplesmente parou de avançar por ordens de HITLER. No fundo, a retirada em Dunquerque, mesmo que se pretenda dar um tom heroico ao episódio e aos grandes esforços dos civis em salvar o exército, só foi possível porque o exército alemão parou... Parou porque ainda havia esperança de celebração de paz que a Alemanha almejava. Detalhe esquecido, porque reconhecê-lo é admitir que a Alemanha não queria o conflito, foi levada a ele apesar de todo o esforço despendido por Hitler... Chocante para alguns ouvir isso, mas essa é história descortinada pelos revisionistas. O resto é propaganda para demonizar a Alemanha."

Livia
Foto de Livia

Terenzi wrote:

Eu me divirto muito mais lendo os comentários do as críticas. Vale o mesmo para as reportagens da globo.com O pessoal é muito louco e cheio de razão. Tava lendo a crítica de Dunkirk feita pelo Sadovski e me deparei com este comentário:

"Estou curioso e pretendo assistir ao filme. Aliás, salvo melhor juízo, um filme de 1958 teve como pano de fundo a retirada de "Dunquerque" e o tema não foi explorado, seja porque os EUA não são personagens ou porque, na verdade, foi uma derrota militar para os aliados, encurralados pela máquina de guerra alemã que, simplesmente parou de avançar por ordens de HITLER. No fundo, a retirada em Dunquerque, mesmo que se pretenda dar um tom heroico ao episódio e aos grandes esforços dos civis em salvar o exército, só foi possível porque o exército alemão parou... Parou porque ainda havia esperança de celebração de paz que a Alemanha almejava. Detalhe esquecido, porque reconhecê-lo é admitir que a Alemanha não queria o conflito, foi levada a ele apesar de todo o esforço despendido por Hitler... Chocante para alguns ouvir isso, mas essa é história descortinada pelos revisionistas. O resto é propaganda para demonizar a Alemanha."

mano, MANO, huahuahuauhauhauhauhhauhuUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHHUuhauhauhauhauhauhauhahuauhhuUHAUHUHAHUAHUAHUAHUAUHAHUAUHAUHA

Ri alto aqui

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Terenzi
Foto de Terenzi

Quote:
a Alemanha não queria o conflito, foi levada a ele apesar de todo o esforço despendido por Hitler...

Pobre Hitler....  Sempre foi um humanitário sad

agraciotti
Foto de agraciotti

Gostei!

nao acho uma obra-prima nem filme pra prêmios, mas é muito bom. Só me irritou a trilha do Hans Zimmer, q é ALTO PRA CARALHO o tempo inteiro. Queria ver um Director's Cut sem a trilha.

Livia
Foto de Livia

Cara, assisti fim de semana. O filme é bom, mas nada genial ou revolucionário. A trilha me irritou também, e os unicos personagens que eu me importei alí foram o francês disfarçado e o Tom Hardy. Sei lá, é bem morno. Foi bom ver que o nolan quase conseguiu abandonar o ditatismo dele.

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Pringles
Foto de Pringles

Eu geralmente gosto de filmes de guerra, mas não gostei desse por um motivo: o filme fica alternando três situações com personagens diferentes. A cena do barco com o aviador resgatado; a cena dos combates com o spitfire; e as cenas do que parece ser o protagonista. Essas alternanças me fizeram abandonar o filme, Vi até a parte da patrulha dos escoceses que ficaram esperando a maré subir (a tomada principal, creio eu).

Resumindo, um saco.

Mas deixa eu falar uma coisa. Antes esse filme, do que o bizarro A Forma da Água. Esse eu consegui chegar até o final, só pra poder falar mal com propriedade. Procurei até o tópico dele aqui no Joio e não achei. Darem o Oscar de melhor filme pra essa coisa horrorosa só mostra que o Oscar decaiu muito.

Odnanref
Foto de Odnanref

Filme arrastado, atores com performance padrão "cigano Igor". O "inimigo" não tem cara, mas pior ainda é a cara dos protagonistas.

O único ponto positivo são as eficientes cenas de desconforto, geralmente relacionadas a (quase) afogamentos.

Nota: 3,27

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

agraciotti
Foto de agraciotti

Eu gosto do Dunkirk por ser o menos pretensioso no quesito "pseudo-intelectualismo" tao frequente do Nolan. É filme todo baseado em set-pieces, q é o q ele sabe fazer melhor mesmo. É totalmente esquecivel, mas dentro da filmografia dele, acho um dos melhores. O unico q realmente gosto dele é o Memento.

Mas vou conferir Tenet. Só pensando se me arrisco na covid ou espero o torrent em dezembro