"There Will Be Blood" (Sangue Preto)

42 posts / 0 new
Último post
quase nada
Foto de quase nada
"There Will Be Blood" (Sangue Preto)

Quando um certo asiáto postou o trailer, achei tudo normal, parecia chamada de novela, um episódio de Maria do Bairro, mas depois de saber sobre algumas críticas, inclusive uma comparando ao Cidadão Kane, a expectativa cresceu.

Mesmo vendo o filme com a expectativa alta e os olhos vidrados na tela a espera de qualquer deslize (pra poder falar mal, que é minha especialidade), é tudo muito bom, eu diria até que pode ser chamado de semi-genial.

There Will Be Blood é um filme de "artimanhas", não chega a ser de "arte", pois tem um senso de humor louvável, coisa que a velha guarda do cinema não tem capacidade de fazer, é um filme que tem o pé na experimentalidade, um épico gótico. Conta a trajetória de um cara ganancioso, mas não de um vilão, longe disso, afinal, quem não tem ganância que vá viver de extrativismo na tribo dos Paunocu. É o papel da carreira do DDL, tem cenas que ele parece improvisar, o nome do filme poderia ser "Meu Pé direito", pois é a atuação do pé que ele economizou no "Meu Pé Esquerdo".

A trilha tbm foi outra paparicação, é bem "diferentona". Foi feita por aquele EMO, escutador de Morrisey, bebedor de Sminorf Ice que toca no "Radiohead", um tal de Jonny Greenwood, uma bichona louca apreciada pelos amantes de Los Hermanos e Coldplay. Os Usadores de All Star ficaram em polvorosa, é uma trilha interessante, meio eletro-mineira, um violino desafinado, sons espaciais, sempre angustiante, sempre agudo, depois baixem a musica chamada "Stranted Line", parece a trilha do Psicose remixada com apito de cachorro. Ele se deu mal, pois a trilha continha trechos de outras músicas e ele não pode concorrer ao Oscar (ou algo parecido). Nem parecia coisa de gente que meche com o Radiohead, essa bandinha de paraíba metido a super star (super all star). Escutadores de radiohead devem ser um bando de chorões, devem ser aqueles caras cheios do sentimentalismo. Poetas do subúrbio.

"Magnolia" é mais transgressor, "Boogie Nights" mais alegre e o "Punch Drunk Love" mais objetivo, mesmo assim, esse "Sangue Negro" vai ser unanimidade por aqui. Filme brilhante.

Nota: 10 (Na minha cabeça seria uma espécie de lavoura arcaica, eu não tenho pena de dar nota ruim pra esses filmes aclamados pela critica, mas quando o filme é bom, eu sucumbo. Esse daqui é um filme bem humorado, angustiante e tecnicamente estupendo, toda a cena do negócio pegando fogo é de uma qualidade paranormal, coisa pra ficar arrepiado.)
Nota de Breguice: 1 (não gostei do bigode do DDL)
Nota chuck: 6 (como eu disse, eu pensei que seria mais paradão, mas até que tem blood.)
Nota punheta: 0

P.S Eu sai do cinema correndo, furando sinal vermelho, todo suado, com fome, tudo isso pra chegar aqui e escrever sobre esse filme antes que o mizukami, pois eu sei que ele queria fazer as honras, que ele é o padrinho no filme aqui no Joio. Mas não, Mizukami, se vc tivesse um milkshake, meu canudo ia até teu milkshake e eu tomaria ele todinho. Fica ai o desabafo.

Bennett
Foto de Bennett

Hahahahahahahaha. There Will Be Blood para mim só no domingo, mas valeu pelo pioneirismo.

PS: Eu não uso All Star.

Marcus
Foto de Marcus

Hahahahaha.

Esse troço ainda não chegou aqui na selva, assim que chegar eu vou ver e dou meu veredito.

Meu blog

João Lucas
Foto de João Lucas

Finalmente eu concordo em 100% como Quase Nada. Esse é o melhor filme do ano passado, deste ano e do ano que vem! Hype mais do que justificado, PTA se supera, DDL também, assim como o Jonny Greenwood e qualquer ser humano (ou não) envolvido nesse projeto.

DDL é um caso especial, é uma atuação de uma qualidade paranormal, gostei desse termo QN. O pastor também é sensacional, o embate entre os dois sempre gera cenas de tirar o fôlego. O humor do filme realmente é refinado, de fazer rolar de rir no meio de um drama também impecável. A cena na pista de boliche é antológica, nem 1000 Tarantinos juntos escrevem um diálago com esse alto nível de senso de humor e inteligênica.Eu nunca mais tomarei um milkshake sem lembrar desse filme!

O filme não sai da minha cabeça, o que é um ótimo sinal, quero vê-lo mais duas vezes no cinema, pelo menos, comprar o DVD importado entuchado de extras e chamar a avó, o papagaio, a criançada e os cachorros para assistirem a essa obra-prima.

Caso o "Onde os Fracos Não tem Vez" vença o Oscar eles estarão assinando pela 16ª seu atestado de loucura e se o DDL perder eu mesmo jogo uma bomba lá.

 

quase nada
Foto de quase nada

O pastor ficou bom, mas em algumas cenas não dava pra saber se ele tava rindo ou chorando. Se esse filme não ganhar o oscar: foi roubo. É até um pouco exibido de tão bom, o PTA ao escolher a tecnica pra fazer determinada cena, sempre optava pela mais difícil. As cenas noturnas são todas em luz natural, coisa chique mesmo, parecia o kubrick reencarnado.

 

Bennett
Foto de Bennett

Acabei de ver, não resisti. E de fato, é o filme soberano do ano passado e talvez deste ano e do próximo, como disse o João Lucas.

Vou comprar um canudão para tomar o milkshake de todo mundo aqui, me esperem. 

quase nada
Foto de quase nada

O mais interessante desse filme é que ele nasce como um épicuzão, completamente angustiante, todo sério, sem nenhum diálogo, só uma sirene insana e música de filme de terror.

Mas, com o tempo, vc nota que o filme vai ganhando ares satíricos, sendo que no clímax o PTA desconstrói tudo aquilo que fez, como se todo filme fosse uma grande pegadinha do malandro, ele surpreende e não passa nenhuma mensagem edificante. Não sei se o objetivo do livro era esse, ta com cara de ter sido uma re-leitura.

Toda obra desse tipo começa com a ascensão e termina com a queda (ou redenção) do personagem principal, geralmente com um monólogo do tipo "Senhoras e Senhores, essa é minha história. Meu declínio é uma mostra de como a ambição destrói o ser humano. cof cof. Padre, me perdoe por aquilo que falei, vc foi o meu melhor amigo e eu não sabia. Acho que chegou a minha vez, Alfred, já terminei, pode desligar os aparelhos." 'The End' Ai subia os letreiros "Daniel Plainview morreu de tuberculose, aos 47 anos de idade, sozinho e todo cagado."

O PTA foi corajoso ao ter um total desapego com a "ética cinematográfica", melhorando aquilo que era bom nos grandes épicos, mas terminando da forma mais canastrona possível, um verdadeiro cara de pau.

Bennett
Foto de Bennett

Parece que o filme segue o livro até a página 150, por aí, e depois solta a franga. Mas a progressão é totalmente coerente, o final do filme é perfeito, uma das grandes seqüências dos últimos 10 anos ou mais na história do cinema. Não dava para ter final com redenção, tinha que ser na base do milkshake mesmo.

I'm finished! 

quase nada
Foto de quase nada

Essa cena fica ainda mais engraçada se vc pensar que se passa numa quadra de boliche. Com certeza a velha-guarda não gostou, é o tipo de cena que só esses diretores mais novos têm coragem de fazer.

Bennett
Foto de Bennett

Outra cena excelente é aquela do BASTARD IN A BASKET!

Bennett
Foto de Bennett

I! DRINK! YOUR MILKSHAKE!

Spoilers gigantescos no vídeo:

quase nada
Foto de quase nada

Draaaaaaaaaaaaainage! Draaaaaaaaaaaaainage! hauhafhuahusfg

PQP, esse filme é muito bom.

Antes dessa cena, quando o filho dele ta chegando no escritório, tinha um cachorro no chão, todo sério, olhando quase que em camera lenta pra eles, nessa hora eu ouvi um cara sussurrando na cadeira de trás "pô, até o cachorro atua bem".

Bennett
Foto de Bennett

I AM A FALSE PROPHET AND GOD IS A SUPERSTITION!

João Lucas
Foto de João Lucas

Já tem até o funk do Milkshake!

 

There Will Be Milkshake:

Bennett
Foto de Bennett

Impressionante o número de frases citáveis que esse filme tem. Como o Plague sugeriu, "se pans, é melhor do que Poderoso Chefão".

quase nada
Foto de quase nada

Eu vou ver esse filme de novo só pra rever a "dancinha do acorda" que o DDL faz quando o padre chega.

Sem dúvida nenhuma esse filme será unanimidade por aqui, o que é raro.

Pq no Joio, fiquem sabendo, tem várias facções, cada uma com sua ideologia. É incomum que as facções concordem entre si.

Tem a "Facção dos Artistas do Sentimento", formada por Mizukami e Guybruxe; tem a "Facção dos Revoltados-Irados", como o Plague, por exemplo; sem falar da "Facção dos Mineiros", cujos membros são Terenzi, João Lucas, Ummagumma, Paçoca e Renmero (bastante gente, pois mineiro é uma praga, por isso que 90% dos presidentes foram mineiros); tem tb a "Facção dos Machos" formada por mim, Dré, Fabio Negro e Cachorro Furão; a Facção dos Anti-Petistas, como eu, Dré, Fabio Negro e Cachorro Furão (que, por acaso, são os mesmos membros da Facção dos Machos) mas a maior facção de todas é a "Facção dos petistas", sejam enrustidos ou não, cujos integrantes são Bereuza, Marcus e todos os outros que não estão na Facção dos Machos.

Sem falar das facções mistas, por exemplo, João Lucas faz parte da facção dos mineiros, mas tem um pezinho na Facção dos Artistas do Sentimento, que é coligada com a Facção Petista e por ai vai

É por isso que a verticalização não daria certo aqui no fórum, pois algumas alianças só funcionam no nível regional. Exemplo: o Cachorro Furão tem ligações com a Facção dos Mineiros, mas a nível nacional ele é da Facção dos Machos.

Se alguem não faz parte de nenhuma facção, é melhor se identificar, quem sabe eu deixo vc participar de alguma.  

 

Bennett
Foto de Bennett

Eu acho que o Quase Nada também pode fazer parte da Facção dos Revoltados-Irados.

Terenzi
Foto de Terenzi

Cara como assim o Cão Furão ta na Facção dos Machos e não na dos Mineiros? Pelo que eu entendo a Facção dos Mineiros é algo como o PMDB. É a maior de todas as facções mas acaba se aliando a uma ou outra facção mais extremista dependendo da conveniencia.

P.S. Pensando bem acho que o Cão Furão vai preferir ficar na Facção dos Machos né?

Ray J
Foto de Ray J

Onde eu me enquadro nessa?

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Bennett
Foto de Bennett

O Cão Furão já vale por toda a Facção dos Machos. É de longe o cara mais macho do Joio.

quase nada
Foto de quase nada

Ray J wrote:
Onde eu me enquadro nessa?

Saudações
Ray Jackson

Facção dos Mineiros  

quase nada
Foto de quase nada

terenzi wrote:
Cara como assim o Cão Furão ta na Facção dos Machos e não na dos Mineiros? Pelo que eu entendo a Facção dos Mineiros é algo como o PMDB. É a maior de todas as facções mas acaba se aliando a uma ou outra facção mais extremista dependendo da conveniencia. P.S. Pensando bem acho que o Cão Furão vai preferir ficar na Facção dos Machos né?

Depende, ser macho é algo mais abrangente que ser mineiro. Nem todo mineiro não é macho, mas todo macho não é mineiro.  

Leão da Barra
Foto de Leão da Barra

Facções à parte, fui assistir o Sangue Crioulo ontem.

Não sei se o problema foi a minha expectativa, que estava altíssima (não vejo uma unanimidade entre vocês desde Oldboy, e antes disso, nem me lembro), não sei se foi o fato de ser uma segunda-feira à noite e eu estar cansado pra caralho, mas achei um bom filme, que não chega a ser essa obra prima que vocês estão falando.

A atuação de Daniel Day Lewis é realmente espetacular, os diálogos são MUITO bem escritos (a cena na pista de boliche é realmente espetacular), a trilha sonora bate em sua cara e te diz "acorde para a vida", mas eu simplesmente não consegui enxergar a GENIALIDADE a que vocês se referem.

Talvez eu tenha um gosto simplório para filmes, e não tenha captado a mensagem, mas eu saí de lá pensando que não saberia nem por onde começar se tivesse que escrever uma sinopse de Sangue Negro. Quase nada falou algo sobre isso aí em cima, o filme se desconstrói, não dá para compreender muito bem para onde ele está indo, e o fim meio que te pega de calças curtas. Realmente, acho que estava esperando um final edificante, e fiquei surpreso como a história acaba repentinamente.

No entanto, é possível que os fatores que citei acima tenham prejudicado minha percepção da película (não mencionei minha namorada, que ficou enchendo meu saco porque queria assistir O Caçador de Pipas e eu insisti para vermos Sangue Negão, além do palhaço sentado perto de mim que queria narrar o filme todo para a esposa, cena por cena. Isso sempre acontece comigo, eu sempre sento perto de um Rubens Ewald Filho no cinema e de um Galvão Bueno no estádio). Vou tentar ver de novo, para ver se consigo um ponto de vista mais isento.

Quase nada, você precisa deixar a Igreja da Terceira Revelação ser o seu guia.

--------

Falta de Esculhambação

 

João Lucas
Foto de João Lucas

Quase Nada, para entrar na Facção dos Mineiros basta ter um uai no sangue ou é pelo critério "jus solo" ? Se for pelo último eu estou fora porquê sou candango e o Guybrush tem que participar porque me parece que ele é de Juiz de Fora.

Leão da Barra wrote:

é possível que os fatores que citei acima tenham prejudicado minha
percepção da película (não mencionei minha namorada, que ficou enchendo
meu saco porque queria assistir O Caçador de Pipas

Eu acredito que o fator namorada deve ter sido o principal para você não ter apreciado totalmente o filme.

Eu e minha namorada, por exemplo, temos gostos opostos para filmes, eu nem arrisco mais a levá-la para filmes tipo Sangue Negro, é briga na certa, durante ou depois do filme, eu na defesa e ela no ataque. Isso acaba azedando um pouco a percepção do filme em questão.

O próximo que iremos é Vestida para Casar, se bem que acho que eu é que vou evitar este.

 

Leão da Barra
Foto de Leão da Barra

João Lucas wrote:

Quase Nada, para entrar na Facção dos Mineiros basta ter um uai no sangue ou é pelo critério "jus solo" ? Se for pelo último eu estou fora porquê sou candango e o Guybrush tem que participar porque me parece que ele é de Juiz de Fora.

Se for "jus sanguinis", por outro lado, eu me lasquei. 

João Lucas wrote:

Eu acredito que o fator namorada deve ter sido o principal para você não ter apreciado totalmente o filme.

Eu e minha namorada, por exemplo, temos gostos opostos para filmes, eu nem arrisco mais a levá-la para filmes tipo Sangue Negro, é briga na certa, durante ou depois do filme, eu na defesa e ela no ataque. Isso acaba azedando um pouco a percepção do filme em questão.

O próximo que iremos é Vestida para Casar, se bem que acho que eu é que vou evitar este.

 

Pensando bem, deve ter sido isso mesmo. Lembro que nós brigamos antes
de assistir Dia de Treinamento também, e eu não gostei muito. Assisti
de novo depois e hoje eu acho ele sensacional, arrisco dizer que está
no meu top 10.

Boa sorte para você. Estou ficando sem desculpas para assistir esse Vestida para Casar e o Caçador de Bibas. 

--------

Falta de Esculhambação

 

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Eu moro em Juiz de Fora mas sou carioca, acho que fico fora da Facção dos Mineiros.

quase nada
Foto de quase nada

Ser mineiro é estado de espírito (mau espirito).

Leão da Barra, não entendi, vc diz que o filme é maravilhoso naquilo, ótimo naquilo outro, espetaculoso aculá e no final da a antender que não gostou?

Se a namorada ta enchendo o saco durante o filme, levanta o braço da cadeira, bota ela no colo e manda chupar.  

 

 

Bennett
Foto de Bennett

Namorada é perda de tempo. O lance é ir atrás do petróleo.

quase nada
Foto de quase nada

O segredo da felicidade: milkshake, petróleo, boliche. Não há nenhuma menção sexual no filme, eu fico me perguntando se o Daniel Plainview não era uma bichona lôca.

Apesar de que, eu tinha quase certeza que ele pegaria aquela garota loira da cara amassada. 

Esse negócio de dormir no chão tbm é um pouco coisa de viado querendo dar uma de macho.

Bennett
Foto de Bennett

O Daniel Plainview, segundo dizem por aí, é impotente.

quase nada
Foto de quase nada

Ele ser brocha é uma teoria interessante, pois na cena do bar, parece que ta rolando uma suruba ao fundo, mas ele tá lá todo mal humorado, sentado, dando dinheiro pro irmão.

Bennett
Foto de Bennett

Parece que o bilau não levanta mesmo. Mas foda-se, ele tem uma pista de boliche em casa e bebe o milkshake de todo mundo.

quase nada
Foto de quase nada

O número de suicídios por culpa de problemas financeiros são maiores que os motivados por problemas sexuais.

Eu me perguntou: não valeria a pena ser broxa pra ter uma quadra de boliche?

 

Bennett
Foto de Bennett

Quadra de boliche, mordomo, e um filho bastard in a basket. Eu acho que vale totalmente a pena.

Leão da Barra
Foto de Leão da Barra

quase nada wrote:

Ser mineiro é estado de espírito (mau espirito).

Leão da Barra, não entendi, vc diz que o filme é maravilhoso naquilo, ótimo naquilo outro, espetaculoso aculá e no final da a antender que não gostou?

Se a namorada ta enchendo o saco durante o filme, levanta o braço da cadeira, bota ela no colo e manda chupar.

Não sei, achei que faltou algo na história. Um filme ter grandes requisitos técnicos não faz dele necessariamente um grande filme. A atuação é sensacional, a trilha idem, mas e a história? Tenho que assistir de novoo

Mas, como já disse, minha percepção foi comprometida por fatores exógenos.

--------

Falta de Esculhambação

 

Bennett
Foto de Bennett

Fui ver de novo, e achei melhor ainda do que da primeira vez.

Uma coisa que me passou pela cabeça...será que o pastor é gay? Ele fala que o neto do Bandy é muito bonito, e que ultimamente ele tem pecado de maneiras que ele nem imaginava antes.

quase nada
Foto de quase nada

Pela maneira que ele da uma bitoquinha no copo de uisque vc sente que ele senta.

Ou então ele é um daqueles amantes de coroas, na missa ele da várias apalpadas nas velhas.   

João Lucas
Foto de João Lucas

I Drink Your Milkshake no Saturday Night Live!

Eu vi o filme mais uma vez e também achei ainda melhor!

O Daniel Plainview é assexuado. O pinto dele só deve endurecer quando jorra petróleo de suas terras ou quando toma o milkshake dos outros.

Fabio Negro
Foto de Fabio Negro

Ei, vão tomar no cu, não dá pra comparar o texto pueril e sem voz interior do Diogo Mainardi com minhas idéias audazes e meus ideais capazes.

Mas eu também vi esse texto "Conteúdo Similar" de outro post e li inteiriinho. Acho que foi naquela época em que eu estava em viagem diplomática em nome da Joiolândia.

João Lucas
Foto de João Lucas

Para quem quiser imortalizar ainda mais a frase "I Drink Your Milkshake!" olha essas camisetas batutas para usar na rua com All-Star escutando a trilha sonora do filme feita por um Radiohead.

 

 

Stryder
Foto de Stryder

Alguém aí viu isso?

Achei muito foda.

Ray J
Foto de Ray J

Com anos de atraso, acabo de ver no Cinemax. Um dos filmes da década. Obra prima em todos os sentidos. Nem tenho o que acrescentar.

Só quero dizer que No Country For Old Men é pinto perto desse aí. Já não tinha gostado na época, e agora comparando os dois...

Saudações
Ray Jackson