Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

62 posts / 0 new
Último post
Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Jogos de videogame são como filmes: quando fazem muito sucesso, viram franquia e geram uma infinidade de continuações; e como no cinema, muitas vezes tem continuações desastrosas e totalmente caça-níqueis. A série Metal Gear Solid (que começou como simplesmente "Metal Gear" do MSX) é uma exceção: cada novo volume é só melhoria em relação ao anterior. O que já era excepcional, vira algo além do que palavras possam descrever. A série havia atingindo seu ponto máximo no fenomenal Metal Gear Solid 3: Snake Eater, mas ainda precisava de mais um capítulo para atingir sua conclusão. Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots faz juz ao hype? Veremos.

Em primeiro lugar, é importante dizer que é inegável que temos em mãos o game mais bem acabado da atual geração. Embora não seja revolucionário graficamente (temos jogos de igual proficiência técnica, como Gears of War ou Call of Duty 4), ele é artisticamente impecável. Desde a fantástica direção de arte, ao trabalho de som fora do comum (graças ao som TrueHD sem compressão), Metal Gear Solid 4 é um primor técnico de magnitudes épicas... pode se dizer que ele é o equivalente a trilogia cinematográfica Senhor dos Anéis em termos de grandeza. Tudo é feito com um excepcional cuidado aos detalhes, especialmente e principalmente as cutscenes (que merecem um parágrafo a parte).

A série sempre foi famosa não só pela sua fantástica jogabilidade stealth, mas também pela sua apresentação cinematográfica, com uma história complexa, repleta de reviravoltas e animações elaboradas para narrar a épica saga do protagonista Solid Snake. Nesse quarto volume, esse conceito é elevado a enésima potência, pois as cutscenes ocupam quase a metade do tempo de jogo – cerca de nove horas de vídeos, sendo que algumas seqüências chegam a durar mais de uma hora, de uma tacada só. Felizmente, na maior parte tempo, elas são incrivelmente bem dirigidas e deliciosas de assistir, embora existam os momentos levemente monótonos (os primeiros “mission briefing”, particularmente). Ainda assim, elas ajudam a inserir o jogador no fantástico universo Metal Gear, e o fazem se sentir como o protagonista dos eventos dramáticos narrados. Existem os momentos engraçados, os eletrizantes, e os emocionantes, e todos eles realmente valem a pena.

Falando na história, é importante lembrar que ao contrário dos outros jogos, que mal ou bem poderiam ser jogados isoladamente (embora conhecimento prévio de todos eles ajude muito), esse quarto episódio praticamente te obriga a conhecer bastante a saga do Snake, pois ele foi escrito realmente para amarrar todas as pontas soltas deixadas ao longo da série. O criador Hideo Kojima prometeu que ia responder TUDO, e pasmem, de fato ele o faz. Não fica nada fora do lugar, e até mesmo alguns personagens secundários dos jogos anteriores tem seu lugar no desdobramento da saga. Infelizmente, para aqueles que não jogaram os games anteriores, a história ira parecer bastante confusa, e não tão divertida quanto deveria ser.

Por outro lado, os fãs irão se deliciar com as várias referências aos games anteriores, em particular uma que acontece no penúltimo ato, que irá trazer lágrimas aos olhos dos mais fanáticos. Kojima de fato presta uma grande homenagem aos seus fiéis seguidores, e que acontece nesse momento é inesquecível.

Já em relação a jogabilidade, mais uma vez temos uma evolução em relação aos antecessores, embora eu sinta falta de alguns recursos que foram retirados (como a tela de “cura” do game anterior). Snake ganhou várias bugigangas novas, e pra falar a verdade, tem tantas novidades que fiquei até sem usar algumas delas. Mas tem alguns recursos novos realmente incríveis, em especial a tecnologia “OctoCamo”, um sistema de camuflagem que faz com que a roupa de Snake mimetize a textura do objeto no qual ele está encostado. O jogo está mais hardcore do que nunca, os inimigos mais inteligentes, e embora não seje particularmente difícil (achei até mais fácil do que o terceiro), é um jogo complexo demais para a maioria dos jogadores casuais.

Além disso, o game mantém a tradição de boss fights inesquecíveis, embora não sejam tão criativos quanto os antecessores. Ainda assim, digo sem ressalvas que a melhor luta com um chefe de toda a história dos videogames encontra-se nesse jogo. Sim, é algo além de sensacional, só jogando pra ver (e, mais uma vez, só será inteiramente aproveitada por aqueles que jogaram a série toda).

No final, o jogo é mesmo um grande presente para os fãs, e uma grande despedida para o herói Solid Snake. Minha única reclamação é que poderia ser um pouco mais longo (terminei com vinte horas de jogo, e isso por que eu costumo explorar bastante cada centímetro do cenário), e ter mais momentos “jogáveis” (embora eu tenha adorado as cutscenes). O melhor jogo dessa geração até agora, principalmente para aqueles que acompanharam a saga desde o comecinho.

Adeus, Snake. Obrigado.

E descanse em paz.

Nota: 9,8

PS: Ainda não decidi qual é o meu Metal Gear Solid favorito, esse ou o três. Acho que vou ter que jogar todos de novo pra ter certeza.

Cesert
Foto de Cesert

Parabéns pelo review GT, conseguiu passar toda a sua emoção ao jogar o MGS4 e ainda fazer a gente babar de vontade de debulhar esse jogo.
Além disso me deixou louco de vontade de saber como é esse boss fight sensacional que vc citou, pq no último MGS que eu joguei (faz tempo, era pro PS1 ainda), pelo que me lembro pra passar do último chefão, tinha que trocar o joystick pro player 2 pra ele não conseguir ler seus movimentos e adivinhar o que vc ia fazer, posso ta ficando louco mas era assim mesmo pra conseguir passar dele, mas faz tanto tempo que posso ta errado, acredito que não, só lembro que achei isso na época incrível. Da até vontade de ir no Paraguai e trazer um PS3 de lá, ainda mais com esse dollar.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Cesert wrote:
Além disso me deixou louco de vontade de saber como é esse boss fight sensacional que vc citou, pq no último MGS que eu joguei (faz tempo, era pro PS1 ainda), pelo que me lembro pra passar do último chefão, tinha que trocar o joystick pro player 2 pra ele não conseguir ler seus movimentos e adivinhar o que vc ia fazer, posso ta ficando louco mas era assim mesmo pra conseguir passar dele, mas faz tanto tempo que posso ta errado, acredito que não, só lembro que achei isso na época incrível.

É o Psycho Mantis. É um dos primeiros chefes, na verdade, mas é o mais legal desse jogo. Além de ter que trocar a porta do controle pra fugir da leitura mental dele, ele ainda faz vários truques como ler o conteúdo do seu memory card para comentar o que você tem jogado e mover o seu controle no chão com a telecinese dele (a.k.a. usando o rumble). No Metal Gear Solid 4 existe uma referência muito boa a isso.

Cesert
Foto de Cesert

Pensei que fosse o último pq foi o que mais marcou na minha memória. E tinha esquecido essa parte do memory card, é verdade mesmo, lembro que ele comentou algo sobre um jogo de corrida (que não lembro qual era) que tava salvo no memory, o comentário era, se eu não me engano, se eu tinha gostado do jogo.
E agora fechou mesmo o arco da historia? Ou tem mais algum MGS pra sair?

quase nada
Foto de quase nada

Todo review que termina com "adeus snake", "tchau solid", "obrigado", "jesus te ama" e etc, faz um spoiler bizarro, que é o de que ele morre, ou vai pro retiro dos artistas ou se aposenta, quem faz review de jogo não tem essa noção, e eu não to falando nem desse daqui especificamente, pois outros cretinos já fizeram isso.

Fazendo uma analogia com review de filme, é o mesmo que terminar uma resenha de um dos próximos Harry Potter com "Adeus, Dumbledore! Tua arte permanecerá para sempre em Hogwart".

Marcus
Foto de Marcus

Eu também achei isso. Mega-mega-spoiler.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Ué, mas o Kojima já cansou de dizer por aí que esse jogo encerra a saga do Solid Snake. Poderão haver outros Metal Gear, mas com outros personagens. Dizer tchau pro Snake nem chega a ser um spoiler (e acreditem, vocês não fazem a menor idéia de como tudo acaba).

Marcus
Foto de Marcus

OK.

Queria apenas comentar que gostei muito do review, e essa nota 5 fui eu que dei. Não me importei com o que pareceu um spoiler porque sou um gamer eventual mesmo, muito distante do público-alvo do MGS.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Valeu, Marcus, brigadão. Sobre o spoiler, eu tava respondendo era ao quase nada mesmo. Ele, que por sinal, não sabe que o Raiden é o verdadeiro vilão da história, revelado por um twist no finzinho.

quase nada
Foto de quase nada

O revoltante mesmo foram os 2 décimos.

lucci
Foto de lucci

quase nada wrote:
O revoltante mesmo foram os 2 décimos.

ah, cara, 0,2 foi pelos loadings!

quase nada
Foto de quase nada

Se for tirar nota de loading, coitado de todos os jogos, principalmente os do 360, que sem HD default tem jogos com loadings maiores.

lucci
Foto de lucci

quase nada wrote:
Se for tirar nota de loading, coitado de todos os jogos, principalmente os do 360, que sem HD default tem jogos com loadings maiores.

po, pegou ar? eu tava justificando os 0.2!

calelogan
Foto de calelogan

Eu tive a oportunidade de finalmente jogar MGS4 ontem. Gostei muito e ao mesmo me achei em território extremamente familiar (porque já joguei os outros).

Por algum motivo, no entanto, eu não tive uma boa impressão da história. Acho que quando eu puder sentar pra jogar sozinho por horas a fio vai ser bem divertido e aos poucos vou passar por um processo de "suspensão de crença"...mas nesse estágio, realmente é complicado você recomendar MGS4 pra quem nunca jogou.

De qualquer forma, eu quero muito jogar e acho que o jogo deve ser excelente...mas até lá já cansei de ver reviews etc. Já sei suficientemente sobre o jogo, quero evitar spoilers e já estou começando a ficar suspeito quanto a toda a "hype" em torno dele.

Nada contra sua review Threepwood, mas só tem um joguei de opinar agora: jogando ^^

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Eu tirei os dois décimos por que a parte "jogável" é muito curta, umas dez horas no máximo, e isso por que eu sou de explorar a fase nos mínimos detalhes. O Kojima poderia ter colocado uns mapas bem maiores ali, a maioria é pequena, a área total de exploração do jogo é inferior inclusive a do MGS3. E afinal de contas, não é essa a vantagem do PS3? Ter mais espaço em disco para colocar as coisas?

lucci
Foto de lucci

hehehe a grande vantagem é ser o player de bluray mais barato do mercado (como grande parte dos amigos que tenho compraram!)

calelogan
Foto de calelogan

Sabe o que eu acho engraçado?

Como o MGS4 cada vez se parece mais com a "A Vila" do Shyamalan. Você odeia ou ama o jogo.

Eu estou tendencioso pro lado do "amar", em razão do caráter cinematográfico do jogo e a jogabilidade furtiva. Sou fã de "stealth games". Optei por jogar como assassino no Oblivion e me amarro me jogos como Splinter Cell e a própria jogabilidade do MGS.

MAAS...aqui está a opinião do Cliff B. designer chefe da série Gears of War e eu achei totalmente coerente e sensata. Ele chamou MGS4 de "entretenimento passivo" (e provavelmente odeia "A Vila" =p).

http://www.escapistmagazine.com/news/view/84743-CliffyB-Doesnt-Like-MGS4

quase nada
Foto de quase nada

calelogan wrote:
Sabe o que eu acho engraçado? Como o MGS4 cada vez se parece mais com a "A Vila" do Shyamalan. Você odeia ou ama o jogo. Eu estou tendencioso pro lado do "amar", em razão do caráter cinematográfico do jogo e a jogabilidade furtiva. Sou fã de "stealth games". Optei por jogar como assassino no Oblivion e me amarro me jogos como Splinter Cell e a própria jogabilidade do MGS. MAAS...aqui está a opinião do Cliff B. designer chefe da série Gears of War e eu achei totalmente coerente e sensata. Ele chamou MGS4 de "entretenimento passivo" (e provavelmente odeia "A Vila" =p). http://www.escapistmagazine.com/news/view/84743-CliffyB-Doesnt-Like-MGS4

Vc ta de brincadeira, MGS4 é ame ou adore, já que 90% da crítica deu acima de 9 pro jogo.

Cliff b é aquele viadinho loiro que trabalha junto da microsoft, não dá pra confiar no que as putinhas da microsoft falam.

quase nada
Foto de quase nada

lucci wrote:
hehehe a grande vantagem é ser o player de bluray mais barato do mercado (como grande parte dos amigos que tenho compraram!)

Então vc deveria fazer que nem teus amigos e comprar um ao invés de ficar falando mal, afinal, tem os melhores gráficos e o melhor jogo da gen! Só não tem jogo pirata, tu ia ter que abrir tua mão de vaca de pirangueiro.

calelogan
Foto de calelogan

quase nada wrote:

calelogan wrote:
Sabe o que eu acho engraçado? Como o MGS4 cada vez se parece mais com a "A Vila" do Shyamalan. Você odeia ou ama o jogo. Eu estou tendencioso pro lado do "amar", em razão do caráter cinematográfico do jogo e a jogabilidade furtiva. Sou fã de "stealth games". Optei por jogar como assassino no Oblivion e me amarro me jogos como Splinter Cell e a própria jogabilidade do MGS. MAAS...aqui está a opinião do Cliff B. designer chefe da série Gears of War e eu achei totalmente coerente e sensata. Ele chamou MGS4 de "entretenimento passivo" (e provavelmente odeia "A Vila" =p). http://www.escapistmagazine.com/news/view/84743-CliffyB-Doesnt-Like-MGS4

Vc ta de brincadeira, MGS4 é ame ou adore, já que 90% da crítica deu acima de 9 pro jogo.

Cliff b é aquele viadinho loiro que trabalha junto da microsoft, não dá pra confiar no que as putinhas da microsoft falam.

Eu me referia ao público, não aos críticos. Até porque apesar de as críticas e análises "oficiais" de jogos serem as fontes mais comuns de se adquirir informação sempre devemos ter um pé atrás. No final...o melhor crítico é você!

Obs: Você = leitor, não o QN =p

Mas numa boa...MGS4 deve ser excelente. Só é válido ressaltar que há correntes contrárias (mesmo que sejam minoritárias) ^^

lucci
Foto de lucci

quase nada wrote:
Então vc deveria fazer que nem teus amigos e comprar um ao invés de ficar falando mal, afinal, tem os melhores gráficos e o melhor jogo da gen! Só não tem jogo pirata, tu ia ter que abrir tua mão de vaca de pirangueiro.

po, eu nunca comprei jogo pirata, nem pra PC, cara. todos meus 10 jogos do 360 (sao poucos, eu sei, ams eu tenho um gosto restrito!) sao originais!

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

calelogan wrote:

Eu me referia ao público, não aos críticos. Até porque apesar de as críticas e análises "oficiais" de jogos serem as fontes mais comuns de se adquirir informação sempre devemos ter um pé atrás. No final...o melhor crítico é você!

Obs: Você = leitor, não o QN =p

Mas numa boa...MGS4 deve ser excelente. Só é válido ressaltar que há correntes contrárias (mesmo que sejam minoritárias) ^^

MGS4 é um jogo que foi específicamente feito para jogadores hardcore que sejam fãs da série. Quem não se enquadra nessa classificação, é capaz de não achar nada demais ou mesmo nem gostar. Porém, para nós que jogamos a série inteira, não tem como não amar o jogo. Foi realmente um presente do Kojima para os fãs.

calelogan
Foto de calelogan

Fala Threep. O PS3 é emprestado, então acho que nem vou fazer PSN ID.

Vai ficar comigo por um breve espaço de tempo. O suficiente pra jogar MGS4 e Uncharted (espero).

 

Quanto à história dos MGS1 eu achei excelente (provavelmente porque ela era a mais simples de todas). A do MGS3 eu gostei, mas não gostei dos vários "twists" que surgem. MGS2 é completamente confusa.

 

A tecla que eu faço questão de martelar aqui, apesar de ser minha opinião pessoal, é que o Kojima é o mestre das apresentações. Os enredos não são lá essas coisas pra mim (até porque ele parece ter uma tara por "plot twists" e complexidades), mas a capacidade que ele tem de pegar essa história e apresentar de maneira extremamente atraente e cinematográfica é inegável. Sem contar que eu gosto também das mensagens gerais que ele oferece através dos enredos.

HoustonWolf
Foto de HoustonWolf

Depois de ter terminado MGS4 2x, fui para o modo online. Bem, na verdade a experiência não foi 100%, começou mal e pra falar a verdade

PSN UM DIA VOCÊ SERÁ A LIVE!!!!!
Que negócio mais escroto esse modo online da... PSN? Não da Konami!! A rede não é da PSN e sim de third. PQP, lá vamos nó mais uma vez criar uma conta na... PSN??? Não, na Konami!!
Bem, depois eu comento do modo online... pois se esssa estória virar moda, é por isso que a LIVE domina o modo online.
Obs.: essa conta externa já existia no PES 2008. Eu a criei, mas nunca tinha jogado online...

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

HoustonWolf wrote:

Depois de ter terminado MGS4 2x, fui para o modo online. Bem, na verdade a experiência não foi 100%, começou mal e pra falar a verdade

PSN UM DIA VOCÊ SERÁ A LIVE!!!!!
Que negócio mais escroto esse modo online da... PSN? Não da Konami!! A rede não é da PSN e sim de third. PQP, lá vamos nó mais uma vez criar uma conta na... PSN??? Não, na Konami!!
Bem, depois eu comento do modo online... pois se esssa estória virar moda, é por isso que a LIVE domina o modo online.
Obs.: essa conta externa já existia no PES 2008. Eu a criei, mas nunca tinha jogado online...

É uma tremenda merda mesmo esse online da Konami. Eu comentei sobre ele nesse tópico aqui (comentário #74).

Bennett
Foto de Bennett

Finalmente estou tendo tempo para me dedicar ao MGS4. De fato, é mais um filme do que um jogo. Mas por incrível que pareça, é um bom filme.

Mudando de assunto, mas continuando no tópico PS3, terminei o Uncharted. Bom jogo...curto, mas bem legalzinho. É um Prince of Persia meets Gears of War, um prazer de se jogar.

Bennett
Foto de Bennett

Double post, só para frisar que estou achando MGS4 absolutamente DI-VI-NO.

aureliomm
Foto de aureliomm

realmente esse 'jogo' é foda com 2 éfes.

o unico defeito é q eh muito pouco tempo de 'jogo' mesmo, nem reclamo do tanto de videos pq os videos sao sensacionais...

 

uma dica pros peitólogos, quando voce liga usando o codec pra Rosemary, se vc ficar chacoalhando o controle de um lado pro otro, vai ficar balançano as peitolas da doutora... pena q ela nao usa um decotinho mais abusado

Bennett
Foto de Bennett

Valeu pela dica, Aurelio. Eu já dou uns zooms bem abusados, mas eu não adivinharia essa de chacoalhar o controle.

quase nada
Foto de quase nada

Essa viagem ao Japão foi boa, mezukami, pois abriu essas mitocondrias da tua cabeça. Vc está vendo a verdade. Está parando com essa coisa de mini game.

Nos MGS da pra fazer um livro só de eastern eggs. Dizem que tem vários no chefe baseado no Mantis.

Eu vou comprar um PS3 esse ano, o que me dá um pouco de angustia é que, apesar de esperar pelo dual shock 3 in the box ter sido uma sabedoria muito grande, depois do anuncio do PSP 3000 (com tela melhor, microfone built in e outras coisinhas) meu medo é que duas semanas após comprar o ps3 saia um modelo com novos recursos, não estou falando apenas em relação ao HD, pois um HDD de notebook de 320 GB, no mercado dos "sem nota fiscal" está menos de 300 reais.

Eu, que ganhei o PSP, não gastei um puto, fiquei completamente irado ao ver esse novo modelo, imagina se eu tivesse comprado, estaria batendo a cabeça nas paredes, pois eu sou invejoso, se eu to aqui e vejo alguem com coisa melhor, eu boto olho grande mesmo, até quebrar.

Bennett
Foto de Bennett

Eu já acho a tela do PSP boa o suficiente. Estou pouco me lixando para o modelo novo, até porque o PSP está criando teias enquanto meu exuberante DS já está todo cansado de guerra.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

quase nada wrote:

Eu, que ganhei o PSP, não gastei um puto, fiquei completamente irado ao ver esse novo modelo, imagina se eu tivesse comprado, estaria batendo a cabeça nas paredes, pois eu sou invejoso, se eu to aqui e vejo alguem com coisa melhor, eu boto olho grande mesmo, até quebrar.

Agora tá explicado por que o meu Xbox 360 deu as três luzes vermelhas no começo do ano.

quase nada
Foto de quase nada

No PSP tem muita coisa antiga que to jogando, no momento to no xmen legends 2, nem o Locoroco eu terminei, eu nunca começo um jogo e deixo de lado, to no xmen2 levelando minha gang, meus mutantes putões. A tela é boa, muito boa, mas da pra notar um leve rastro em alguns jogos, o tempo de resposta poderia ser menor.

Guybruxe, minha inveja é quanto o PS3, então cuidado com o leitor. O 360 não foi olho grande, foi macumba mesmo, fiz dois despachos pra vc.

Bennett
Foto de Bennett

O meu 360 ainda está firme e forte, Quase Nada.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Bennett, tem jogado Braid?

Bennett
Foto de Bennett

Joguei até o quarto mundo no primeiro dia, mas depois deixei meio de lado. Estou gostando muito, mas toda vez que ligo o Xbox sinto uma vontade absurda de jogar Geometry Wars 2 e fico nele mesmo. Preciso terminar o Braid.

Ainda jogando MGS4 e adorando cada momento.

Bennett
Foto de Bennett

Novo double post: PUTA MERDA, mas que JOGAÇO. Eu quase chorei na cena do exame médico do Old Snake. Snif.

Bennett
Foto de Bennett

Triple post: MGS4 é RI-DI-CU-LA-MEN-TE foda. Estou pasmo.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Tá em que parte?

Bennett
Foto de Bennett

Terceiro ato.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

O ato quatro é o ponto alto do jogo, especialmente pra quem já jogou o primeiro Metal Gear Solid.

Bennett
Foto de Bennett

Por mim se o jogo já tivesse terminado eu teria dado nota 10. DISPARADO uma das melhores coisas que eu joguei na vida.

Pringles
Foto de Pringles

quase nada, ta na hora de tu pegar um PS3 veio o preco ta bom e os jogos nao sao tao caros assim.

enjoei do meu PSP e vendi, sinceramente nao subustitui nem 1% do que é o PS3.

quase nada
Foto de quase nada

Pringles, zerei poucos jogos do psp, mas só de ouvir o anuncio do Patapon 2 já fico nervoso e ainda tenho muita coisa pra terminar no PC, Mass Effect me interessou no começo, ta um pouquinho chato mas eu vou zerar essa desgraça; comecei o DMC4 e achei bem ruim... Perdeu a "alma", mas com ajuda de Deus eu tb vou terminá-lo. Até do ps2 ainda falta alguns, inclusive acho que hj a noite vou visitar Tartarus.  

Antes de comprar o ps3 e, finalmente, jogar o MGS4, eu vou terminar os Ac!d e o Portable Ops, pois eu gosto de fazer as coisas certinhas, seria um desrespeito ao Pai Kojima jogar mais uma de suas obras primas sem ter prévio conhecimento da trajetória belíssima do Sacerdote Mestre Snake.

Eu até estudei quando fui jogar o MGS3. Fiz um pequeno organograma no powerpoint e li artigos, tudo isso para sentir a alma desse jogo de forma definitiva.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Na verdade ele é pobre e não tem dinheiro pra comprar um PS3 (ou um Xbox 360, o verdadeiro sonho de consumo dele).

Bennett
Foto de Bennett

Dei uma paradinha para jogar Assassin's Creed, mas agora voltei e estou no ato 4. Como é foda aquela perseguição de moto com a Big Mama:

Bennett
Foto de Bennett

MEU DEUS! O QUE DIABOS É ESSE ATO 4, HEIM?

É absolutamente INDECENTE de tão foda. Jesus Cristo, MGS4 é um dos 5 melhores jogos que eu joguei na vida. É ridículo de tão espetacular, de cair o queixo de tão maravilhosamente lindo.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Falei que o Ato 4 era muito foda. Agora, te prepara para a melhor luta com um chefe final da história dos games.

Bennett
Foto de Bennett

O ato 4 é obsceno de tão foda. Devia ser proibido ser tão foda assim.

Já começa com aquele sonho do Snake, que é fantástico. Depois aquela coisa especial que é ver Shadow Moses refeita em gráficos atuais. E então o jogo vai te arremessando as coisas mais sensacionais do universo: 1. Luta contra a Crying Wolf no mesmo cenário em que ocorreu a luta contra a Sniper Wolf; 2. Luta contra o Vamp, seguida por um combate em split screen (!!!), de um lado o Raiden vs. Vamp e do outro você contra os Gekko; 3. Fuga a bordo do Rex (!!!!!!); 4. Luta Rex vs. Ray (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

Putz, sem palavras.

HoustonWolf
Foto de HoustonWolf

O rolezinho de Triumph foi foda... :)

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

O único defeito do MGS4 é ser curto demais. Não fosse isso, seria um jogo perfeito.

Bennett
Foto de Bennett

Eu estou achando a duração na medida. Ainda não terminei e estou com 25 horas de jogo. Vocês sabem se tela pausada conta como tempo de jogo?

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Não sei... mas eu terminei o jogo com dezenove horas e alguns minutos.

quase nada
Foto de quase nada

Zerei. Vamos ao review definitivo. 

Não vou falar nada sobre gráficos e som, pois é primoroso em todos os quesitos. Destaque pra música que toca durante a luta com a Laughing Octopus.

Jogo épico, mas eu achei o 3° melhor, com twists e chefes melhores, não imagino alguém que não tenha jogado o Snake Eater gostando 100% desse aqui, a experiência não deve ter o mesmo impacto, não dá pra ter empatia com a Eva Hebe Camargo sem ter visto suas tetas sedosas enquanto quebrava o cacete com o Shagahod. Esse MGS é pra quem acompanhou a série durante os anos e (principalmente) jogou o 2° e 3°. As pouquíssimas notas baixas que alguns sites deram foi de algum reviwer paraquedista jogador de wii (ou de algum caixista desgraçado). 

O cara a cara com o Ocelot dentro do avião, no fim do Snake Eater, é mais angustiante que o showdown no Outer Haven, mas ta valendo.  

Esse 4 serviu como o grande final, mas como acontece com os filmes, o gosto bom vem nas partes intermediárias, com a progressão da série (que teve seu auge no PS2 [a não ser que o Kojima faça mais um pro ps3, pra empatar]) o 4 apenas liga as pontas e aprimora alguns conceitos. O que acontece com o Raiden só fica comovente jogando o MGS2, aquela coisa do "agora é minha vez de te proteger" "seu cu será vingado" e etc.  

A classificação final fica proclamada assim: 

MGS1 - 13/10 (onde tudo começou, baque inicial).
MGS2 - 11/10 (onde tudo se complicou, é o mais difícil de entender, foi aqui que apareceu o lalelilolu, Raiden e Vamp [numa luta tão memorável quanto a do 4°, pois vc ainda não sabia que ele era "imortal"]).
MGS3 - 15/10 (onde tudo se aprimorou, talvez tbm seja o metal gear que o kojima mais gosta, tanto que ele usou toda a mecânica da camuflagem. Não joguei o substence, mas imagino que a visão em terceira pessoa do 4° seja herança dele).
MGS4 - 13/10 (onde tudo terminou, explicando os mindfucks do 2°, fazendo uma homenagem aos chefes do 1° [eu ainda gostaria que fossem chefes 100% originais] e fazendo alguns twists). 

Todos acima da perfeição humana. Como eu li em algum lugar: "Uma carta de amor aos hardcores". Não faz nenhuma concessão a quem gosta de simplicidade, como os jogadores de WII, bibas, mulheres e etc. 

Salutem o Mestre.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Concordo que o MGS3 é o melhor. Mas você não achou o 4 meio curto demais não? Achei muita cutscene e pouco gameplay. Mas essa é a minha única reclamação, o jogo é muito foda.

Gmarty
Foto de Gmarty

O Bush é mais agil que você, quase nada... Até que enfim arrumou um prei3.

Bennett
Foto de Bennett

Eu não joguei o 3 e mesmo assim acho MGS4 um dos melhores jogos da história. E um dos melhores filmes do ano.

quase nada
Foto de quase nada

O 4 passa muito rápido mesmo, tem fases que dava uma pena danada chegar no fim, por isso eu sempre ajudava os RBD, pra dar uma enrolada. Ou então eu voltava algumas cenas pra tentar ver o cameltoe daquele moça (com o L1).

Sobre o MGS3, tem que jogar, pra mim é um jogo cult, pois as notas e vendas nem foram tão extraordinárias, mas o charme é tudo.

Pringles
Foto de Pringles

MGS4 ganhou o Best Graphics no GOTY da Gamespot

http://www.gamespot.com/best-of/special-achievement/index.html?page=4

e mais..

Best Boss Fight

Best Story

Most Memorable Moment

e é candidato ao GOTY principal.

 

 

 

Bennett
Foto de Bennett

MGS4 é sem duvida o GOTY para mim. Mas graficamente, perde de Gears of War 2. Perde feio.

Pringles
Foto de Pringles

Venceu. Gamespot Game of the Year

http://www.gamespot.com/best-of/game-of-the-year/index.html

XIII
Foto de XIII

Finalmente cheguei ao Guns of The Patriots, havia jogado todos do HD Collection e o clássico de psone(espetacular). Realmente, é difícil não se emocionar com o quarto ato a recriação de Shadow Moses ficou linda de doer, a lutra contra o Vamp de primeira dura uma eternidade porque o jogo é bem sútil na dica de como matá-lo em definitivo, a batalha entre REX e RAY seguido da quase morte de ambos Raiden e Snake é de deixar muitos diretores metidos a besta com o rabo entre as pernas, coisa fina. A pancadaria final é outro deleite, enfim... antes de conhecer a franquia ficava meio com um pé atrás com todo o hype mas cada jogo tem um toque de gênio e são muito bem estruturados, como poucos jogos são.

A mensagem anti-nuclear do primeiro, a complexa porém interessante trama do segundo, a crescente linear e espetacular do terceiro que concordo com o Quase Nada, apesar de não ser tão pomposo quando o 4 até por ser da geração passada consegue ser o melhor da série já que tem um dos melhores personagens que já vi em um jogo. A Boss é um deleite, sensacional em todos os aspectos e o modo como você acha que acabou e o Shagohod não para de voltar pra te assombrar é sensacional.

O terceiro do HD Collection, Peace Walker é bem mais fraco em comparação com os outros mas fornece uma excelente Boss Fight final e acaba sendo muito importante pro decorrer da série já que desenvolve bem o Miller que ao que tudo indica pelos trailers terá papel crucial no quinto jogo da franquia, agradeço aos veterenos aqui do Joio pelos reviews que despertaram minha curiosidade e ao Guybrush pela dica de jogá-los em ordem, realmente, sem conhecimento da franquia o 4 não funciona como deveria. Agora é a vez do Rising Vengeance.