Prototype

17 posts / 0 new
Último post
agraciotti
Foto de agraciotti
Prototype

Prototype

 

Se fosse uma obra cinematográfica, Prototype seria o típico blockbuster de verão, já que aproveita idéias e fórmulas de outras produções bem sucedidas. Há muito terreno familiar aqui: O mundo aberto em Manhattan e a apropriação de veículos de GTA; a temática de catástrofe biológica de Resident Evil; Os upgrades e os múltiplos combos de Devil May Cry e, principalmente, o capuz do protagonista, o parkour, o sistema de “notabilidade x disfarce” e a busca por memórias fragmentadas de Assassin’s Creed.

Não que a originalidade seja um critério a ser sempre considerado no mundo dos games. Ano passado tivemos Dead Space, que também juntava inúmeros elementos de outros games e filmes de survival-horror e, ainda assim, tinha elementos interessantes o suficiente para reivindicar sua própria singularidade. Prototype tem uma proposta ainda mais - a princípio - picareta: Unir todos os recursos desses outros games e potencializá-los a fim de oferecer possibilidades de ação sem limites ao jogador.

Felizmente, a premissa é inegavelmente fascinante. O protagonista de Prototype, Alex Mercer (o nome “Alex” é o “João” dos games) é um super-herói ao extremo, com diversos poderes para dissecar inimigos (e inocentes também – com violência bastante grática, é bom advertir) e explorar o ambiente; é capaz de destruir praticamente tudo a seu redor, saltar de grandes alturas sem sofrer com a queda, subir correndo em prédios, planar por quilômetros e ainda consumir qualquer pessoa – qualquer um mesmo – para se disfarçar (num processo que lembra bastante os agentes do filme Matrix), tornando-o um dos personagens mais poderosos já vistos nos games. Mas seus poderes descomunais não o tornam invencível e o game tem desafios dinâmicos o suficiente para afrontar a habilidade do jogador. Ao longo das missões você terá que se passar por soldados do exército para infiltrar bases militares, controlar veículos para completar missões, coletar pontos para conseguir “comprar” upgrades e ainda enfrentar alguns difíceis chefes de fase.

O melhor de Prototype é a preocupação com a ação ininterrupta e a possibilidade de sempre ganhar novos movimentos, poderes e combos diferentes (são tantos que você pode até chegar ao final do jogo sem conseguir executar tudo que tinha disponível). Os poderes “devastators” tem ótima animação e a sensação de destruir tudo ao redor é empolgante. Porém, o game acaba encontrando também seus defeitos no que ele oferece de melhor: As batalhas às vezes são confusas demais, alguns poderes demoram a ser executados e algumas missões - especialmente as envolvendo veículos - exigem que você repita a mesma coisa diversas vezes , tornando a ação cansativa e, por vezes, frustrante (apesar dos checkpoints serem melhor pensados do que em GTA, por exemplo, que, após uma morte, lhe obriga a recomeçar num ponto tão atrás que chega a ser desesperador).

Os gráficos também ficam bem aquém do esperado, oferecendo algo apenas um pouco melhor do que um Playstation 2, e com o tempo os prédios da cidade e a própria população vão se revelando pouco variados e repetitivos, revelando a pobreza de design e acabamento geral do jogo. Além de que a história tem desenrolar bobo e com as reviravoltas clichês de sempre (utilizando o velho argumento do “vilão traidor”, apesar de que - confesso - não era o personagem que eu esperava).

Mas temos que reconhecer o trabalho de otimização da Radical Entertainment, que, mesmo com os diversos objetos, explosões e efeitos na tela a serem renderizados simultaneamente, o jogo é bem leve e exige apenas alguns segundos de loading, coisa rara nos games de hoje. Nesse perspectiva, alguns problemas gráficos e técnicos talvez não tiram o valor de Prototype, que oferece grande diversão sob a possibilidade de exploração quase sem limites e violência gore constante.

Ray J
Foto de Ray J

Eu vi umas críticas negativas justamente sobre o jogo ser muito repetitivo, mas que é divertidíssimo destruir tudo pela frente.

Quem sabe eles acertam mais a mão no segundo, já que a premissa inicial é ótima.

Falando em jogos, vou pegar Street Fighter 4 pro PC. Alguém já jogou?

Saudações
Ray Jackson

Pringles
Foto de Pringles

Tem sido muito comparado a InFamous, ainda que este seje bom não é um AAA, é jogo pra quem gosta de super herois e quadrinhos. Meu irmão comprou esse Prototype devo pegar emprestado na proxima semana.

 

 

agraciotti
Foto de agraciotti

Algumas missões são meio repetitivas mesmo, mas ainda assim, são menos repetitivas q as do GTA IV.  E a coisa destruição total é MUITO divertida. Não é um game com o valor artístico de um Bioshock, MGS 4 ou algum desses q já são clássicos. É bem focado na diversão despretensiosa mesmo.

E só uma observação: A foto é do PS3 mas eu joguei o do PC. Botei os gráficos tudo no alto, com anti-alising 4x e ainda assim achei a qualidade gráfica do jogo bem mais ou menos. Mas talvez seja por isso q ele rode tão bem.

Street Fighter IV eu to doido pra baixar, apesar  de duvidar q ainda vou ter saco pra jogar um jogo de luta 2x2 por mais de meia hora....  Por enquanto dei preferencia a baixar o Monkey Island Special Edition. :)

Ray J
Foto de Ray J

agraciotti wrote:

Street Fighter IV eu to doido pra baixar, apesar  de duvidar q ainda vou ter saco pra jogar um jogo de luta 2x2 por mais de meia hora....  Por enquanto dei preferencia a baixar o Monkey Island Special Edition. :)

Sabe o motivo pra eu não voltar a jogar Monkey Island? Estou com alguns projetos pra entregar e tenho medo de minha produtividade ser afetada. Quando joguei o original eu virava a noite tentando resolver os puzzles.

Saudações
Ray Jackson

Meirelles
Foto de Meirelles

Joguei alucinadamente por 3 dias o PT do PC, mas depois enjoei e larguei o jogo, aliás já até desisntalei, mas foi divertido por 3 dias hehehe

aureliomm
Foto de aureliomm

terminei ontem esse Prototype.... deu +- 11h de jogo,,,, fazeno soh as missoes principais ..... eh bem empolgante no inicio, vai dano uma enjoadinha na metade,,e no fim eu tava loco pra zera pra deletar logo do PC....

mas eh recomendado pra da uma olhadinha.... quanto ao S.F. IV ..... axei bem sem gracinha...axo q passo minha idade de gosta desses jogos de lutas simples de fica fazeno poderzinho soh o tempo inteiro

agraciotti
Foto de agraciotti

Só pra constar...baixei o SF IV e que decepção!

É exatamente a MESMA coisa dos SF antigos. Não tem uma inovaçãozinha q seja. Tudo é exatamente igual. É apenas uma versão 3D e mais bem acabada do jogo antigo (até o Mortal Kombat VS DC - que parece ser meio tosco - tenta algumas inovações no genêro)

Sem contar q é um dos jogos com a menor vida útil q eu já vi. Em menos de uma hora é possível zerar com quase todos os personagens.

lucci
Foto de lucci

agraciotti wrote:
Só pra constar...baixei o SF IV e que decepção!

É exatamente a MESMA coisa dos SF antigos. Não tem uma inovaçãozinha q seja. Tudo é exatamente igual. É apenas uma versão 3D e mais bem acabada do jogo antigo (até o Mortal Kombat VS DC - que parece ser meio tosco - tenta algumas inovações no genêro)

Sem contar q é um dos jogos com a menor vida útil q eu já vi. Em menos de uma hora é possível zerar com quase todos os personagens.

cada vez que eu leio uma critica assim, eu me sinto mais inferior 'SFmente' falando.

este foi meu primeiro contato com o SF, pra mim ta sendo bem complexo!

agraciotti
Foto de agraciotti

Ah...pra quem conhece pela primeira vez é um bom jogo sim. Mas pra quem passou a infância jogando o clássico quase quebrando o manche dos fliperamas é uma decepção por se prender unicamente ao apelo nostálgico.

O q é aquele vilão protótipo de Dr.Manhattan? Muito idiota. Além de q chefão que junta os poderes de todos os outros já ta beeeeeem batido.

Mas o mais decepcionante de tudo: cadê o Ryu e o Ken gritando "tchatchapruguen"???

Muscario Xavier
Foto de Muscario Xavier

Achei que era "Trac-trac-trúget"

prangel
Foto de prangel

SFIV eh fodástico. Tenho no PS3 e PC.

 

A grande graça dele é exatamente ser o bom e velho SF de sempre. Com novos personagens, nova dinamica e novo visual. No mais, eh um SF 2D...e isso é OTIMO! Qualquer tentativa de mudar isso, tiraria, alias, tirou a essencia do jogo. Basta ver SF-EX (ecccccaaaaaa) e SF The movie (eeecccaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa³).

 

Alem disso tudo, a jogatina online eh sensacional. Eu, que sempre me considerei bom em SF, fiquei bem mais humilde com relação a essa posição, quando parti pro jogo online.

 

Comprei tbm um joystick arcade(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99774032-controle-arcade-tipo-fliperama-pc-usb-e-playstation-3-_JM) quemelhora ainda mais a jogabilidade.

 

A unica critica que tenho eh de fato com relacao ao ultimo mestre, o Dr. Manhattan :) Esse personagem é totalmente fora do universo de SF. E nao..ele nao tem os poderes de todos nao. Só alguns.

 

Recomendadissimo.

grato.

prangel
Foto de prangel

Lucci NOOBA!

grato.

agraciotti
Foto de agraciotti

prangel wrote:

A grande graça dele é exatamente ser o bom e velho SF de sempre.

 

Isso é papo saudosista hein. Eu acho q PASSOU da hora da série Street Fighter ter alguma mudança.  Aliás, q eu me lembre, a série só teve duas mudanças realmente significativas (e ambas ótimas): A adição do sistema de combos e magias especiais no Super Street Fighter II Turbo; e o visual animação-cartoon apresentado pelo Zero/Alpha. O resto tá sempre igual.

Aliás, esse SFIV deveria se chamar "Super Street Fighter II Champion Hadouken Maximum Edition Turbo 3D". Pq de nova versão não tem nada. Pq não tentar alguma interação com os cenários (como tem no MK x DC)? Pq não mudança de planos e explorar REALMENTE as possibilidades do 3D?  Se todo jogo tivesse o discurso de "manter as raízes" a gente estaria jogando plataforma até hoje.

E eu enjoei do jogo em dois dias.

A única coisa q me estimula a continuar com ele no HD é q quero tentar o patch que saiu q permite jogar com a Cammy nua. ;)

prangel
Foto de prangel

Existe alguma interação com o cenario ja. Pelo visto estou discutindo com alguem que nem jogou direito (dois dias né?). Experimente pegar o sagat e mandar um tiger upper cut qdo a asa do aviao do cenario do guile estiver sobre a sua cabeça.

Essa mudanca de plano eh exatamente oq faria do SF uma merda..que eh oq fez do EX uma merda fétida.

E se voce ta jogando a versao da torradeira desbloqueada, voce nem deve ter sido macho de jogar online, ou seja, só jogou 1/2 jogo.

grato.

agraciotti
Foto de agraciotti

Eu não disse q só joguei dois dias. Eu disse q enjoei em dois dias. Mesmo quando o jogo é ruim eu jogo até o final pra poder falar mal depois.  E nem acho SF IV ruim não...só acho q ficar fazendo o mesmo jogo e só dar uma roupagem de "última geração gráfica" não cola. Continuação tem q ser algo com inovações de verdade.

Já notei essas coisas do cenário sim (na fábrica do Zangief cai uns barris tb quando há alguma porrada no chão). Isso não é interação. É um recurso tão pateta quanto vc jogar o cara numa caixa e ela quebrar.  Acho q falta um pouco de criatividade pra série.  Já citei o MK x DC, q já tenta um sistema de combate um pouco mais complexo.

E a melhor animação de um especial é, de longe, o do Fei Long.

Muscario Xavier
Foto de Muscario Xavier

Prangel esta empolgado hoje